IMC


Good Morning people! Como vão as coisas?

Voltando para atualizar o blog com mais uma novidade com relação ao "projeto meio quilo". Vocês se lembram que no início eu estava pesando 101 quilos (de pura massa muscular e gordura localizada rsrs) não é? Pois bem... Assim que comecei o regime, meu IMC (índice de massa corporal) era de 31,88, o que me deixava na desagradável qualificação de "obesidade grau 1". Isso, como todos devem desconfiar, não é nada bom para a minha saúde. Mas, antes de concluir o post, vamos a uma breve explicação sobre o que é o IMC e para quê serve. Se você já sabe, basta pular a segunda parte do post, se tiver preguiça de ler rsrs.

Índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal. Ele foi desenvolvido pelo polímata Lambert Quételet no fim do século XIX. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, ou seja, é um preditor internacional de obesidade adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O IMC é determinado pela divisão da massa do indivíduo pelo quadrado de sua altura, onde a massa está em quilogramas e a altura está em metros.

Exemplo


Para uma pessoa com 72 quilogramas de massa e 1,70 metros de altura, teremos:

\mbox{IMC} = \frac{72\;\mbox{kg}}{1,\!70\;\mbox{m} \cdot 1,\!70\;\mbox{m}} = 24,\!91\;\mbox{kg}/\mbox{m}^2

Classificação

O resultado é comparado com uma tabela que indica o grau de obesidade da pessoa:
IMCClassificação
18,5Magreza
18,5 – 24,9Saudável
25,0 – 29,9Sobrepeso
30,0 – 34,9Obesidade Grau I
35,0 – 39,9Obesidade Grau II (severa)
40,0Obesidade Grau III (morbida)

Bom... Agora que já sabemos do que se trata, vem a parte legal da atualização. Depois de quase um mês de reeducação alimentar e exercícios fiscos (três vezes por semana, no mínimo) meu IMC passou de 31,88 para 29,7. Ou seja; Sai da categoria "Obesidade grau I" e agora estou oficialmente enquadrado na categoria "Sobrepeso" \o/. É claro que ainda não é o suficiente. Ainda faltam 16 longos quilos para que eu consiga me enquadrar na categoria de "peso ideal". Também preciso levar em consideração que não é um método tão preciso quanto a medição de percentual de gordura no corpo (afinal, acho que 79 quilos é pouco), mas, chutando por cima, ainda preciso perder pelo menos de 13 a 15 quilos. Tomara que consiga rsrs. 

Um bom dia para todos e nos vemos na próxima medição!

Namastê!


0 comentários:

Postar um comentário